terça-feira, 29 de março de 2011

Juízo sobre arte III

Ao longo de sua carreira, Yves Saint Laurent inspirou-se em artistas como Monet, Mondrian, Van Gogh, Braque e Matisse para criar roupas únicas e poéticas.





Juízo sobre arte II

A coleção outono/2009 de Alexander McQueen remete às obras de M.C. Escher de forma surpreendente e inspiradora.



Juízo sobre arte I

Os desfiles da dupla Viktor e Rolf são aguardados ansiosamente todas as temporadas. Por seu conceito inovador e surrealista, as criações são consideradas verdadeiras obras de arte.



Juízos sobre gosto

Ao colocar simpáticos idosos para apresentar sua coleção de inverno 2009, Ronaldo Fraga fez um desfile sublime e tocante, sem precisar de top models ou celebridades para causar comoção.

As roupas usadas pelas cantora Joelma são muito cafonas com seus excessos de brilhos, babados e decotes.


Juízo estético

Os looks Dior escolhidos pela primeira-dama Carla Bruni-Sarkozy em seus compromissos oficiais são lindos e elegantes.

A cantora Preta Gil, ao valorizar-se aceitando sua forma física, tornou-se um símbolo de beleza e autoestima.


terça-feira, 15 de março de 2011

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre o texto “Idéias e Formas na História do Design: uma investigação estética” - Gustavo Amarante Bonfim

1) Quais as principais interpretações da estética enquanto ciência?

Pode-se considerar a estética, primeiramente, como a ciência que estuda a percepção e o que se obtém de conhecimento através desta percepção. Sob um enfoque um pouco mais estrito, tem-se a estética como o estudo do belo, seja na natureza, seja nas obras produzidas pelo homem. Finalmente, pode-se entender a estética como o estudo das atividades artísticas.

2) Por que há diversas teorias a respeito da estética, muitas das quais até conflitantes entre si?

Porque a estética é uma ciência que tem por objeto o estudo do espírito, ou seja, do que é percebido sensorialmente. Assim, a verdade estética é formada através do processo de convicção, o que implica em diferentes conceituações de belo, dependendo da corrente filosófica que se segue.

3) O que significa a ontologia no estudo da estética?

Tendo em vista que ontologia é o estudo do ser, sua origem e natureza, pode-se afirmar que no estudo da estética a ontologia busca definir o belo a partir do estudo de sua origem e natureza.

4) Qual o tema da estética de Platão?

Platão entende que o belo é uma idéia que guarda a verdade da beleza. O homem percebe sensorialmente apenas um vislumbre dessa idéia do belo. A beleza ideal, para Platão, independe do homem, e sua criação constitui uma mera mimese da essência do belo.

5) Qual o tema da estética para Aristóteles?

Ao contrário de Platão, Aristóteles acredita que o belo está presente na poese, ou seja, na produção artística do homem que visa o aprimoramento da natureza. O belo, para o filósofo, é real, e a perfeição é obtida objetivamente a partir de conceitos como a harmonia, a simetria e a medida.

6) De que maneira a estética de Plotino difere do tema da estética de Platão e Aristóteles?

Enquanto Platão e Aristóteles vêem a estética sob a ótica do objeto, Plotino entende que o belo depende da interpretação subjetiva e não de valores objetivos tais como simetria, harmonia e ritmo.

7) De que trata a Teoria do Conhecimento?

A teoria do conhecimento tem como objeto o estudo do relacionamento entre sujeito e objeto como instrumento para descoberta da realidade.

8) O que significa o empirismo?

O empirismo é um método de obtenção do conhecimento teórico através da observação e percepção da realidade concreta, sem partir de conceitos pré-definidos.

9) Para Kant, quais as formas de relacionamento entre sujeito e objeto?

Há duas formas distintas de relacionamento entre o sujeito e o objeto, sendo a primeira a relação entre o conteúdo do objeto e a compreensão do homem. Já a segunda forma é a relação entre a forma do objeto e o juízo estético do indivíduo.

10) Quais os pontos centrais da estética de Hegel?

Primeiramente, Hegel trata da criação artística, defendendo que o belo produzido pelo homem é mais importante do que o encontrado na natureza, pois é criado pelo espírito humano. Posteriormente, ao tratar da morfologia da arte, afirma que esta se compõe da relação entre a idéia e a forma, num ciclo contínuo.

Revendo conceitos

Após a leitura de trecho do livro "Idéias e Formas na História do Design: uma investigação estética" de autoria de Gustavo Amarante Bonfim, os conceitos de Estética, Beleza, Design e Arte foram revistos. Assim, passamos a responder às perguntas formuladas no post anterior da seguinte forma:

O que é estética?

Em uma abordagem mais ampla, estética é a ciência que estuda a percepção sensorial do homem e os conhecimentos por ele obtidos através dessa percepção. Em um sentido um pouco mais estrito, estética pode ser entendida como o estudo do belo, seja na natureza, seja nas atividades e obras produzidas pelo homem. Por último, a estética pode ser limitada ao estudo da arte.

O que é belo?

A definição de belo, sendo obtida através da convicção (formação de valores), é muito relativa. Para Platão, a beleza é uma idéia, é a essência, e a percepção humana alcança apenas um vislumbre dessa idéia. Já Aristóteles entende o belo como uma realidade. O belo é a verdade e obedece a critérios objetivos como simetria, ritmo, medida, harmonia, bem. Por sua vez, Plotino entende que belo é um conceito subjetivo, ou seja, se forma a partir da interpretação individual.

O que é design?

Como já visto, o design é a produção do indivíduo que busca aliar padrões estéticos às necessidades da sociedade (ou ao menos de um determinado grupo), de forma que o objeto seja ao mesmo tempo belo e funcional.

O que é arte?

A arte é um conceito em constante mutação e comporta diversas interpretações. Platão entendia que a arte era a imitação da natureza (mimese); já para Aristóteles a arte é um aperfeiçoamento da natureza (poese). A partir do pensamento de Plotino, a arte passa a ser vista sob o enfoque subjetivo, isto é, da interpretação individual.

Durante alguns séculos, tinha conotação de arte a produção feita nos moldes determinados pela academia. Entretanto, essa afirmação caiu por terra com o advento dos movimentos impressionista e expressionista, bem como os que os sucederam, a partir dos quais a arte passou a ser definida de acordo com o sujeito que a produziu. De qualquer forma, podemos perceber que a definição do que constitui um objeto artístico passa necessariamente por um juízo estético de um indivíduo considerado gabaritado para tanto, seja ele um diretor de museu, um marchand ou um acadêmico, por exemplo.

O que podemos afirmar, de maneira geral, é que a arte envolve a percepção sensorial e valoriza as questões estéticas.

terça-feira, 1 de março de 2011

O que é estética?

É o ramo da filosofia que discute o que é percebido como belo, ou seja, uma ciência que trata da concepção e reação do indivíduo ao exterior.

O que é belo?

Belo é aquilo que é agradável aos olhos. É um conceito que muda em função de diversos fatores, tais como a cultura na qual o indivíduo está inserido, o conjunto de suas experiências de vida e o contexto histórico-social. O belo não pode ser julgado sem fundamentação; deve-se questionar os motivos pelos quais percebemos ou não algo como belo.

O que é design?

É uma ciência que tem como principal objetivo aliar as necessidades de seu público-alvo com beleza, inovação e funcionalidade.

O que é arte?

Arte é uma manifestação externa do ser humano, baseando-se em seus sentimentos e em sua sensibilidade.

(Trabalho em grupo desenvolvido na aula de Estética do dia 1º de março de 2011. Grupo composto por Beatriz Moura, Fernanda Elias, Glauca Brum e Juliana Nardino)