Platão afirma ser a Beleza um conceito ideal e fora do nosso alcance. Como conseqüência, a beleza platônica (imutável e perene) é perfeita e absoluta. Ou um objeto é belo (quanto alcança a Beleza supra-sensível) ou não é.
terça-feira, 26 de abril de 2011
A Estética Aristotélica
Platão afirma ser a Beleza um conceito ideal e fora do nosso alcance. Como conseqüência, a beleza platônica (imutável e perene) é perfeita e absoluta. Ou um objeto é belo (quanto alcança a Beleza supra-sensível) ou não é.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Coleção "O Mundo Sensível" - Look 3
Como já explicitado, o mundo sensível nada mais é do que um vislumbre do mundo inteligível. Apesar de ser a nossa realidade e estarmos adequados a ela, a nossa percepção nos cega para a busca pela sabedoria, pelo conhecimento da verdade.
Coleção "O Mundo Sensível" - Look 2
Platão afirma que a verdadeira beleza é ideal e perene, ou seja, é um conceito estático e imutável. Por outro lado, o que é considerado belo pelo homem é, na verdade, fruto da percepção. Logo, relaciona-se à aparência e não ao âmago da beleza e consequentemente pode levar ao engano.
Nosso segundo look mostra, através do uso de uma estampa trompe l’oeil, o corpo considerado o padrão de beleza atual.
Coleção "O Mundo Sensível" - Look 1
Faz referência ao amor sensível. Na teoria platônica, o amor humano que é dirigido a uma pessoa, um outro corpo, é grosseiro, mundano.
Coleção "O Mundo Sensível" - Inspirações
Nossa coleção foi inspirada na teoria de Platão a respeito da dicotomia entre o mundo sensível e o mundo ideal.
De acordo com Platão, o mundo das idéias (inteligível) é habitado pelas formas perfeitas, perenes e imutáveis. É no mundo ideal que existem os verdadeiros conceitos de verdade, beleza, bondade, justiça, amor e tantos outros.
Já o mundo em que vivemos seria apenas uma tentativa de reprodução do mundo das idéias e, por ser baseado na percepção humana, é falho, efêmero e enganoso.
Decidimos criar a nossa coleção “O Mundo Sensível” com base nesta diferença, mostrando de que forma Platão encara o mundo sensível já que, em sua visão, o homem não conhece o universo metafísico das idéias.
terça-feira, 12 de abril de 2011
PRESS RELEASE - Mini-coleção Platão
Entretanto, o espírito já habitou o mundo das idéias e, na Terra, tem a necessidade de replicar tudo o que vivia na plenitude do mundo metafísico. Esta é a razão, segundo Platão, que nos faz apreciar os objetos belos, pois são cópias presentes no mundo sensível que nos remetem às idéias perfeitas.
Nossa coleção foi desenvolvida a partir dessa dualidade e evidencia a noção de efemeridade do mundo sensível, bem como as falsas impressões que temos da realidade, do amor, da beleza. A proposta da criação foi questionar a veracidade e permanência dos nossos sentimentos e percepções, através, principalmente, do uso de estampas em trompe l'oeil e couro falso. A cartela de cores tem tonalidades escuras que remetem às sombras vistas na caverna da alegoria de Platão. Aqui mais uma vez se antagonizam as impressões e a verdade, a percepção e a sabedoria entre aqueles que estão aprisionados e se contentam em conhecer apenas as sombras manipuladas da verdade, e os que saem da caverna em busca da luz do conhecimento.Os níveis de Platão aplicados ao design
Por exemplo, as armações de óculos de aros grossos que algumas pessoas têm usado sem grau, apenas para ficarem na moda "geek". Tal objeto não é nem bom, nem verdadeiro.
Nível 2 - já aparecem dois valores no produto de Design.