terça-feira, 12 de abril de 2011

PRESS RELEASE - Mini-coleção Platão

Para Platão, o mundo é dividido em dois planos. De um lado, temos o mundo metafísico povoado pelas idéias, perene, perfeito e imutável. Do outro, o mundo sensível onde vivemos, no qual percebemos apenas vislumbres do mundo das idéias. Assim, a realidade tal como a conhecemos seria nada mais do que uma cópia mal feita do mundo ideal platônico.

Entretanto, o espírito já habitou o mundo das idéias e, na Terra, tem a necessidade de replicar tudo o que vivia na plenitude do mundo metafísico. Esta é a razão, segundo Platão, que nos faz apreciar os objetos belos, pois são cópias presentes no mundo sensível que nos remetem às idéias perfeitas.

Nossa coleção foi desenvolvida a partir dessa dualidade e evidencia a noção de efemeridade do mundo sensível, bem como as falsas impressões que temos da realidade, do amor, da beleza. A proposta da criação foi questionar a veracidade e permanência dos nossos sentimentos e percepções, através, principalmente, do uso de estampas em trompe l'oeil e couro falso. A cartela de cores tem tonalidades escuras que remetem às sombras vistas na caverna da alegoria de Platão. Aqui mais uma vez se antagonizam as impressões e a verdade, a percepção e a sabedoria entre aqueles que estão aprisionados e se contentam em conhecer apenas as sombras manipuladas da verdade, e os que saem da caverna em busca da luz do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário