terça-feira, 15 de março de 2011

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas sobre o texto “Idéias e Formas na História do Design: uma investigação estética” - Gustavo Amarante Bonfim

1) Quais as principais interpretações da estética enquanto ciência?

Pode-se considerar a estética, primeiramente, como a ciência que estuda a percepção e o que se obtém de conhecimento através desta percepção. Sob um enfoque um pouco mais estrito, tem-se a estética como o estudo do belo, seja na natureza, seja nas obras produzidas pelo homem. Finalmente, pode-se entender a estética como o estudo das atividades artísticas.

2) Por que há diversas teorias a respeito da estética, muitas das quais até conflitantes entre si?

Porque a estética é uma ciência que tem por objeto o estudo do espírito, ou seja, do que é percebido sensorialmente. Assim, a verdade estética é formada através do processo de convicção, o que implica em diferentes conceituações de belo, dependendo da corrente filosófica que se segue.

3) O que significa a ontologia no estudo da estética?

Tendo em vista que ontologia é o estudo do ser, sua origem e natureza, pode-se afirmar que no estudo da estética a ontologia busca definir o belo a partir do estudo de sua origem e natureza.

4) Qual o tema da estética de Platão?

Platão entende que o belo é uma idéia que guarda a verdade da beleza. O homem percebe sensorialmente apenas um vislumbre dessa idéia do belo. A beleza ideal, para Platão, independe do homem, e sua criação constitui uma mera mimese da essência do belo.

5) Qual o tema da estética para Aristóteles?

Ao contrário de Platão, Aristóteles acredita que o belo está presente na poese, ou seja, na produção artística do homem que visa o aprimoramento da natureza. O belo, para o filósofo, é real, e a perfeição é obtida objetivamente a partir de conceitos como a harmonia, a simetria e a medida.

6) De que maneira a estética de Plotino difere do tema da estética de Platão e Aristóteles?

Enquanto Platão e Aristóteles vêem a estética sob a ótica do objeto, Plotino entende que o belo depende da interpretação subjetiva e não de valores objetivos tais como simetria, harmonia e ritmo.

7) De que trata a Teoria do Conhecimento?

A teoria do conhecimento tem como objeto o estudo do relacionamento entre sujeito e objeto como instrumento para descoberta da realidade.

8) O que significa o empirismo?

O empirismo é um método de obtenção do conhecimento teórico através da observação e percepção da realidade concreta, sem partir de conceitos pré-definidos.

9) Para Kant, quais as formas de relacionamento entre sujeito e objeto?

Há duas formas distintas de relacionamento entre o sujeito e o objeto, sendo a primeira a relação entre o conteúdo do objeto e a compreensão do homem. Já a segunda forma é a relação entre a forma do objeto e o juízo estético do indivíduo.

10) Quais os pontos centrais da estética de Hegel?

Primeiramente, Hegel trata da criação artística, defendendo que o belo produzido pelo homem é mais importante do que o encontrado na natureza, pois é criado pelo espírito humano. Posteriormente, ao tratar da morfologia da arte, afirma que esta se compõe da relação entre a idéia e a forma, num ciclo contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário