terça-feira, 15 de março de 2011

Revendo conceitos

Após a leitura de trecho do livro "Idéias e Formas na História do Design: uma investigação estética" de autoria de Gustavo Amarante Bonfim, os conceitos de Estética, Beleza, Design e Arte foram revistos. Assim, passamos a responder às perguntas formuladas no post anterior da seguinte forma:

O que é estética?

Em uma abordagem mais ampla, estética é a ciência que estuda a percepção sensorial do homem e os conhecimentos por ele obtidos através dessa percepção. Em um sentido um pouco mais estrito, estética pode ser entendida como o estudo do belo, seja na natureza, seja nas atividades e obras produzidas pelo homem. Por último, a estética pode ser limitada ao estudo da arte.

O que é belo?

A definição de belo, sendo obtida através da convicção (formação de valores), é muito relativa. Para Platão, a beleza é uma idéia, é a essência, e a percepção humana alcança apenas um vislumbre dessa idéia. Já Aristóteles entende o belo como uma realidade. O belo é a verdade e obedece a critérios objetivos como simetria, ritmo, medida, harmonia, bem. Por sua vez, Plotino entende que belo é um conceito subjetivo, ou seja, se forma a partir da interpretação individual.

O que é design?

Como já visto, o design é a produção do indivíduo que busca aliar padrões estéticos às necessidades da sociedade (ou ao menos de um determinado grupo), de forma que o objeto seja ao mesmo tempo belo e funcional.

O que é arte?

A arte é um conceito em constante mutação e comporta diversas interpretações. Platão entendia que a arte era a imitação da natureza (mimese); já para Aristóteles a arte é um aperfeiçoamento da natureza (poese). A partir do pensamento de Plotino, a arte passa a ser vista sob o enfoque subjetivo, isto é, da interpretação individual.

Durante alguns séculos, tinha conotação de arte a produção feita nos moldes determinados pela academia. Entretanto, essa afirmação caiu por terra com o advento dos movimentos impressionista e expressionista, bem como os que os sucederam, a partir dos quais a arte passou a ser definida de acordo com o sujeito que a produziu. De qualquer forma, podemos perceber que a definição do que constitui um objeto artístico passa necessariamente por um juízo estético de um indivíduo considerado gabaritado para tanto, seja ele um diretor de museu, um marchand ou um acadêmico, por exemplo.

O que podemos afirmar, de maneira geral, é que a arte envolve a percepção sensorial e valoriza as questões estéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário